Você já deve ter ouvido falar por aí que a saúde começa pela boca. E, quando nos referimos a cães e gatos, ela é ainda mais verdadeira. Ou seja: isso torna a profilaxia odontológica muito mais importante.
Um dos objetivos da profilaxia odontológica é prevenir e remover a formação de tártaro (cálculo dental). O problema é provocado pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes do pet. Quando estão em excesso, essas bactérias produzem e liberam substâncias que podem prejudicar os dentes, os tecidos moles e até os ossos da boca de cães e gatos. Neste caso, estamos falando da doença periodontal.
Dependendo do grau, a inflamação provocada pelo tártaro na boca pode se espalhar para os outros sistemas do organismo através do sangue. Portanto, a falta de profilaxia odontológica pode afetar até mesmo órgãos como o coração, fígado e os rins.
Sintomas de tártaro (cálculo dental)
Os principais sintomas da doença periodontal são:
- Mau hálito;
- Mudanças de comportamento;
- Dificuldade para se alimentar;
- Salivação;
- Sangramento espontâneo da gengiva;
- Perda dos dentes permanentes;
- Infecções orais.
Em geral, cães de raças menores e gatos exigem mais atenção. Eles podem formar mais tártaros que animais de grande porte, já que têm a cavidade oral e a superfície do dente menores.
No entanto, fatores como a imunidade do animal contra as bactérias formadoras do tártaro e a alimentação também contribuem para um animal desenvolver a doença periodontal.
Quais problemas a falta de profilaxia odontológica pode causar?
Alguns dos problemas mais comuns que podem ter relação com a formação de tártaro na boca são:
- Espirros com secreção purulenta;
- Fístulas oronasais;
- Problemas oculares;
- Fratura de mandíbula e maxila;
- Neoplasias.
Além disso, o acúmulo de cálculo dental pode provoca agravamento de doenças já existentes. Isso pode piorar quadros de inflamação nos rins, pneumonias e miocardites, por exemplo. A falta de cuidado oral também pode prejudicar mais ainda quem possui doenças crônicas, como o diabetes.
Ou seja, eliminar a inflamação na boca do pet provocada pelo tártaro pode ser decisivo para uma ampla melhora na qualidade de vida.
Clique aqui e entenda os principais cuidados com os dentes de cães e gatos.
Graus de doença periodontal
Existem diferentes graus de doença periodontal. No entanto, dificilmente o tutor irá conseguir identificar sozinho qual a gravidade da doença em seu pet. Isso porque um mesmo animal pode possuir diferentes graus de inflamação em sua boca.
Além disso, grande parte dos problemas causados pela doença periodontal ocorrem abaixo da gengiva. Em muitos casos, os dentes do pet parecem saudáveis por fora, mas estão com a estrutura inflamada e comprometida.
Entre os exames necessários para o correto diagnóstico da doença periodontal está o Raio X intra-oral. Através dele, é possível diagnosticar quanto de perda óssea na estrutura dentária ocorreu.
Portanto, além da profilaxia odontológica em casa, é muito importante levar seu pet a consultas periódicas no veterinário. Somente esse profissional saberá avaliar corretamente e indicar qual o melhor tratamento para cada paciente.
Campanha de prevenção à Doença Periodontal
Por conta da gravidade dessa doença, o Grupo Hospital Pet Support está lançando uma campanha de prevenção à doença periodontal. O foco é o diagnóstico precoce e a prevenção, com a profilaxia odontológica adequada.
Por isso, fique atento às redes sociais do Grupo Hospitalar Pet Support, conheça os pacotes diferenciados da campanha e previna-se!
Entrevista com Médica Veterinária Especializada em Odontologia
Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos as Médicas Veterinárias Dra. Fernanda Müller, especializada em Odontologia (CRMV-RS 7417) e Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247) para falarem sobre a importância da profilaxia odontológica na saúde de cães e gatos.
Alguns dos principais pontos abordados na entrevista foram:
- Tratamento precoce;
- Escovação;
- Exames e anestesia.
Você pode ouvir o podcast completo em nossa conta no Spotify ou através do player abaixo:
A saúde do seu companheiro depende de você. Consulte o médico veterinário com frequência e cuide dos dentes de cães e gatos. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem lhe ajudar! Entre em contato conosco.
Sobre as autoras:
• Dra. Fernanda Müller, especializada em Odontologia Veterinária (CRMV-RS 7417)
• MSc. M. V. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia de Animais de Companhia (CRMV-RS 11247).