Vacinação para cães: cuidados e dicas

Quando falamos de vacinação para cães, nos referimos ao ato de aplicar a vacina. No entanto, a imunização é um conceito mais amplo. Ela envolve aspectos como a produção da vacina, propriamente dita, cuidados específicos ao aplicar a vacina e a resposta do animal a vacina.

Abaixo, você vai entender os cuidados que devemos ter com a vacinação para cães, para assegurar que a imunização tenha sido realizada de forma correta.

Para isso, convidamos a médica veterinária Priscila Raquel Koller Goerl (CRMV-RS 13473), consultora de demanda da Zoetis na região da grande Porto Alegre.

O material faz parte de uma entrevista completa realizada em nosso instagram @hospitalpetsupport

Clique aqui para assistir a entrevista completa!

Como potencializar a imunização dos cães?

O primeiro cuidado que devemos ter ao iniciar a vacinação para cães é consultar um médico veterinário. 

De forma geral, nenhum pet deve ser vacinado enquanto está doente. A vacina desafia o sistema imunológico do cão para a produção de anticorpos, que são como soldados que protegem o animal contra as infecções.

Por isso, quando o animal recebe a vacina, precisa estar saudável: hidratado, desvermifugado, livre de pulgas, livre de carrapatos, bem nutrido e livre de doenças.

Assim, ao iniciar a vacinação para cães, o primeiro passo é consultar o médico veterinário. Ele poderá avaliar com maior precisão se o seu pet poderá ou não ser vacinado, garantindo uma melhor imunização.

Clique aqui e veja a lista de vacinas para cães em nosso Checklist Veterinário.

Vacinação para cães: qualidade da vacina

Outro ponto determinante para a imunização dos cães é a qualidade da vacina a ser aplicada. As vacinas podem diferir com relação a sua pureza, potência, eficácia e segurança.

As vacinas são produtos biológicos delicados, que precisam ser manipulados e condicionados de forma muito cuidadosa. Mudanças de temperatura e erros de manipulação podem fazer com que a vacinação para cães perca o seu efeito de imunização.

Por isso, adquira a vacina e faça a vacinação do seu cão em estabelecimentos de confiança, como o Grupo Hospitalar Pet Support. Certifique-se da procedência do produto, de que ele foi armazenado da forma correta e manipulado por profissionais qualificados.

Em nosso hospital você encontra as vacinas do laboratório Zoetis, empresa global que é líder do mercado pet no Brasil. A Zoetis disponibiliza suas vacinas com segurança e eficácia há mais de 15 anos aqui no Brasil.

Respeitar o intervalo de tempo entre as doses

Muitas vacinas exigem mais de uma dose para garantir a imunização adequada dos cães. No entanto, para isso, é preciso respeitar o intervalo de tempo entre as doses, que pode variar de 2 a 4 semanas.

Os cães podem iniciar o protocolo vacinal a partir dos 42 dias de vida. Antes disso, os cães possuem um sistema imunológico muito frágil e incapaz de produzir os anticorpos que irão proteger o filhote na vida adulta.

Após a primeira dose da vacina, são realizadas doses adicionais. Apenas 21 dias após a última dose é que o cão está liberado para encarar o desafio no ambiente como praças, pet shops, banho e tosa, etc.

Caso o tutor esqueça ou atrase alguma dose na vacinação para cães, a curva de imunidade pode cair e o animal ficar desprotegido. Fique atento as datas anotadas pelo seu veterinário!

Falhas vacinais

A falha vacinal é quando o sistema imunológico do animal não responde à vacina. Ou seja, ao aplicar a vacina, o cão não produz o anticorpo (“soldado de proteção”) por alguma falha biológica do próprio organismo. Mesmo tomando todos esses cuidados citados acima, essa falha pode acontecer. É muito importante ressaltar que esse tipo de falha é bastante rara.

A Zoetis oferece um Programa de Proteção Garantida que auxilia com custos de diagnósticos de doenças, consultas com o veterinário e custos com o tratamento caso o pet faça corretamente todo o protocolo vacinal e venha a adoecer por alguma doença que a vacina proteja*. Converse com seu médico veterinário e fique coberto por esse programa de proteção!

Entrevista sobre vacinação para cães

Recentemente, em nosso Instagram @hospitalpetsupport, realizamos uma entrevista completa sobre a vacinação para cães. 

A convidada foi a médica veterinária Priscila Raquel Koller Goerl (CRMV-RS 13473), consultora de demanda da Zoetis na região da grande Porto Alegre.

Clique aqui para assistir a entrevista completa!

Lembre-se: a saúde do seu pet depende de você. A vacinação para cães é um ato médico e deve ser realizada por um médico veterinário de sua confiança. Nós, do Grupo Hospitalar Pet Support, podemos ajudar. Entre em contato conosco!

*Confira o regulamento em www.zoetis.com.br 

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...