Especialidades
Especialidades
Acupuntura
A acupuntura em animais é segura, eficiente e não causa dor. Pelo contrário, ela pode aliviar grandes desconfortos. Apesar das diferenças nas localizações dos pontos, esta terapia pode ser utilizada na maioria das doenças. No geral, quanto antes o tratamento for iniciado, melhores os resultados.
A acupuntura não tem contra-indicações e pode ser associada a qualquer outro tratamento.
Entre as principais indicações da acupuntura em animais estão:
- Problemas musculares, nos ossos e articulações;
- Problemas respiratórios;
- Problemas gastrointestinais;
- Problemas neurológicos;
- Problemas endócrinos;
- Distúrbios emocionais.
Dra. Fernanda Britto (CRMV-RS 14486)
Anestesiologia e controle da dor
Os médicos veterinários especializados em anestesiologia têm como objetivo garantir o conforto e a segurança do paciente. Estes profissionais tranquilizam animais agressivos e ansiosos. Assim, a equipe pode realizar os exames e tratamentos com maior precisão.
Também cabe aos médicos veterinários especializados em anestesiologia a monitorização dos parâmetros cardiovasculares e respiratórios dos pacientes. Os anestesiologistas são muito importantes desde os exames de raio x até as cirurgias mais complexas.
Dr. Ruben Cavalcanti (CRMV-RS 9310)
Cardiologia
Problemas no músculo cardíaco e nas válvulas do coração podem atingir cães e gatos de todas idades e raças (inclusive os sem raça definida).
Entre os sinais clínicos mais comuns estão o cansaço exagerado, falta de ar, tosse, emagrecimento e também muitas vezes sem sinais clinicos aparentes.
Dessa forma, é muito importante que os pets realizem exames cardiológicos de rotina.
O Pet Support conta com estrutura completa para atendimentos e exames cardiológicos, tais como:
Eletrocardiograma: exame que avalia ritmo cardíaco e diagnostica arritmias;
Ecocardiograma: exame que avalia fluxo de sangue no coração e avalia tamanho de câmaras cardíacas.
Além disso, são realizados procedimentos intervencionistas, tais como drenagens de líquidos que podem ficar ao redor do coração (efusões pericárdicas).
Dr. Diego Sampaio (CRMV-RS 8865)
Cirurgia Geral
Independente dos motivos que levam às cirurgias, é muito importante que estes procedimentos sejam realizados dentro dos mais altos padrões de higiene e especialização.
Nos Hospitais do Grupo Pet Support, os centros cirúrgicos veterinários são totalmente equipados com o que há de mais moderno em instrumentos e monitorização. Nossos profissionais são especializados, o que reduz ainda mais o risco de complicações.
Entre as especialidades cirúrgicas realizadas no Pet Support, estão:
- Cirurgias Cardíacas;
- Cirurgias Dermatológicas;
- Cirurgias Neurológicas;
- Cirurgias Oftalmológicas;
- Cirurgias Ortopédicas;
- Cirurgias do Sistema Digestivo;
- Cirurgias do Sistema Reprodutivo;
- Cirurgias do sistema Urinário.
Fale com a nossa equipe e conheça todos os procedimentos realizados em nossos hospitais.
Dra. Mariana de Jesus (CRMV-RS 13782)
Criocirurgia
A criocirurgia já é bastante utilizada na medicina humana e vem ganhando cada vez mais espaço na medicina veterinária. Neste procedimento, os profissionais especializados do Pet Support utilizam nitrogênio líquido para congelar e destruir algumas lesões dermatológicas.
A indicação da criocirurgia depende de avaliação do médico veterinário responsável. Ela costuma ser utilizada nos tratamentos de tumores benignos e malignos (câncer).
A criocirurgia pode ser empregada no tratamento de pequenas, médias e grandes lesões. No entanto, pacientes idosos e portadores de doenças crônicas, com múltiplas lesões na pele, são alguns dos mais beneficiados. Com a criocirurgia, pode-se evitar os estresses e desconfortos das cirurgias tradicionais.
Dra. Carla Novelli (CRMV-RS 12285)
Dermatologia
A dermatologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a pele e a pelagem, as mucosas, as orelhas e os anexos (glândulas e unhas) dos animais.
Não se trata apenas de ter um pet bonito. Doenças de pele afetam diretamente a qualidade de vida do pet e da família, principalmente quando envolvem coceira e mau cheiro.
Alguns problemas de saúde internos, como alguns tipos de câncer, doenças hormonais e parasitárias, têm na pele e seus anexos as primeiras manifestações.
Identificar adequadamente a doença que está afetando a pele e ouvidos e tratá-los de forma precoce é fundamental para a qualidade de vida do paciente e da família.
Dra. Vanessa Jegan (CRMV-RS 11247)
Endoscopia e Rinoscopia
A endoscopia e a Rinoscopia veterinária são procedimentos minimamente invasivos, seguros e rápidos. Com eles, o médico veterinário realiza uma investigação minuciosa do tubo digestivo e respiratório do pet.
A endoscopia veterinária é realizada com anestesia geral, para maior conforto do paciente. O aparelho utilizado é o endoscópio, um tubo flexível que possui uma câmera iluminada na ponta. Através de um monitor, os médicos veterinários podem identificar doenças graves, como gastrite e até tumores.
Em alguns casos, a endoscopia é utilizada para retirar objetos do sistema digestivo dos animais sem a necessidade de cirurgias.
Geralmente, os animais indicados para a endoscopia costumam apresentar:
- Dificuldade para deglutir alimentos;
- Vômitos e refluxos;
- Anorexia;
- Diarreia ou dificuldade para defecar.
A Rinoscopia é um procedimento muito similar. No entanto, ela é realizada pelas cavidades nasais. Com a Rinoscopia é possível coletar amostras para cultura bacteriana, fúngica e citologia. A Rinoscopia é indicada para os casos de:
- Espirros;
- Dificuldades respiratórias;
- Secreção e sangramento nasal;
- Deformação Facial.
Com a Rinoscopia é possível diagnosticar problemas como Rinite Alérgica, Rinite Crônica, Tumores, pólipos, micoses e até a presença de estruturas como pequenos galhos aspirados acidentalmente pelo pet.
Dra. Carla Novelli e equipe (CRMV-RS 12285)
Endocrinologia
A endocrinologia veterinária é a especialidade que diagnostica e trata as doenças que afetam as glândulas endócrinas dos pets. Estruturas estas que são responsáveis pela produção dos hormônios, responsáveis pela regulação de diversas funções no organismo.
Entre as manifestações clínicas que podem indicar que o seu pet deve consultar um endocrinologista veterinário, estão:
- Alterações dermatológicas;
- Sede em excesso;
- Urina em excesso;
- Apetite em excesso;
- Sonolência em excesso;
- Perda ou ganho de peso exagerados.
Dra. Fernanda Franck (CRMV-RS 12614)
Etologia
A etologia clínica veterinária é a área que estuda o comportamento animal aplicado à clínica de cães e gatos, buscando compreender as causas e soluções para questões comportamentais, como problemas de separação, agressividade, medos e fobias, problemas de socialização, compulsões e muitos outros. Por meio de uma análise detalhada do ambiente, histórico e interações do animal, nossa equipe é capaz de identificar os fatores desencadeantes e desenvolver um plano de tratamento individualizado para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do pet e sua família, com orientações e suporte aos tutores. Através de técnicas de modificação comportamental, treinamento positivo, adequações ambientais e medicações psicotrópicas, buscamos promover mudanças positivas e duradouras no comportamento e na vida do animal.
Dra. Joice e equipe (CRMV-RS 10379)
Fisioterapia Clínica e Hospitalar
O Pet Support oferece Fisioterapia Veterinária em parceria com a clínica Mundo à parte, especialista em prevenção e tratamento de alterações ortopédicas e neurológicas. Alguns procedimentos disponíveis são:
- Esteira aquática;
- Ozonioterapia;
- Magnetoterapia;
- Eletroestimulação;
- Laserterapia;
- Acupuntura.
Dra. Mirele Fuhr e equipe Mundo à Parte (15084)
Gastroenterologia
A Gastroenterologia é a especialidade que cuida da saúde do trato gastrointestinal.
Nela, os médicos veterinários estudam todo o sistema digestivo e suas doenças, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.
Entre os sintomas que podem indicar que o seu pet precisa consultar o gastroenterologista, estão:
- Vômitos;
- Regurgitação;
- Perda de peso;
- Diarreias;
- Fezes com sangue;
- Desconforto abdominal;
- Dificuldade no ganho de peso;
- Falta de apetite;
- Gases;
- Dificuldade para defecar.
Dra. Victória Rosa (CRMV-RS 15020)
Geriatria
A medida que o pet envelhece, uma série de mudanças acontecem. Algumas são quase imperceptíveis. Outras, no entanto, podem gerar transtornos e prejudicar a qualidade de vida de toda a família.
O médico veterinário geriatra é o profissional que estuda este conjunto de alterações. Ele é fundamental para que o pet possa envelhecer com equilíbrio, com menos desconforto e mais alegria.
Com o auxílio do médico veterinário geriatra, é possível compreender as alterações pelas quais o pet está passando. Este profissional diagnostica e diferencia doenças, realiza tratamentos e pode propor mudanças de hábitos capazes de aumentar a expectativa de vida dos animais.
Dra. Cristina Steffen Barbosa (CRMV-RS 4685)
Hematologia
A Hematologia Veterinária é fundamental para o diagnóstico e tratamento de distúrbios sanguíneos em animais.
Através de exames laboratoriais, como análise de sangue e medula óssea, podemos avaliar a saúde e o funcionamento do sistema hematológico dos pets. Isso inclui a análise das células sanguíneas, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, além de investigar possíveis distúrbios de coagulação.
Nossa equipe está preparada para identificar e tratar doenças que causem alterações hematológicas como doenças infecciosas, imunomediadas, coagulopatias congênitas e adquiridas.
Dra. Mariana Aldemundo Pereira Di Vincenzo (CRMV-SP 28877)
Medicina de Felinos
Felinos são animais especiais, que necessitam de cuidados específicos. Por isso, o grupo Pet Support oferece o serviço Cat Support, totalmente dedicado aos bichanos.
Leia o texto “Atendimento veterinário para gatos: o que você precisa saber” e entenda melhor as necessidades do seu pet.
Dra. Carolina Casarin (CRMV-RS 7634)
Nefrologia
Na nefrologia, os médicos veterinários especializados do Pet Support são responsáveis pelo diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao sistema urinário. Isso inclui os rins, os ureteres, a bexiga, a uretra e a próstata (no caso dos machos).
Além das doenças específicas do trato urinário, algumas doenças sistêmicas como a hipertensão arterial podem ser diagnosticadas pelos médicos especializados em nefrologia.
Em geral, os sintomas relacionados às doenças do sistema urinário são:
- Emagrecimento;
- Vômitos frequentes;
- Inapetência;
- Alteração na coloração da urina (muito escura, muito clara ou avermelhada);
- Aumento da produção de urina;
- Escapes urinários;
- Ingestão de água acima do normal;
- Hálito ruim pior que o normal.
É importante ressaltar que esses sintomas não estão necessariamente sempre relacionados a doenças de trato urinário e podem ser decorrentes de outras doenças sistêmicas também.
Dra. Letícia Moreira (CRMV-RS 14042)
Neurologia Clínica e Cirúrgica
A Neurologia Veterinária diagnostica e trata as doenças do sistema nervoso dos animais. Em especial o encéfalo, a medula e os nervos craninos e espinhais.
Entre os problemas mais comuns tratados por essa especialidade estão:
- Crises epiléticas e a epilepsia;
- Meningites;
- Tumores afetando o sistema nervoso;
- Hérnias de disco;
- Traumatismos cranianos e espinhais.
Dra. Marina Candido (CRMV-RS 16681)
Nutrição
Os pets possuem necessidades nutricionais diferentes das dos seres humanos. E, assim como acontece conosco, a alimentação é a base para uma boa saúde.
Por isso, é muito importante que os pets tenham uma dieta própria e equilibrada.
Cada espécie (cão, gato), idade (filhote, adulto e idoso) e raça (das menores às maiores) deve receber tipos e quantidades diferentes de macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais).
Dra. Raquel Valim (CRMV-RS 12446)
Odontologia
Mau hálito, sangramento na gengiva, perdas e fraturas dentárias, além de abcessos e tumores podem provocar dor e desconforto na boca do seu pet.
Além disso, a falta de higiene da boca associada a uma dieta de baixa qualidade pode predispor seu animal a formar tártaro.
O tártaro tem como consequência a doença periodontal que afeta a gengiva e as estruturas que sustentam os dentes, trazendo infecção para a boca do seu pet.
Por isso, é muito importante que seu cão ou gato consulte um Médico Veterinário especializado em odontologia periodicamente.
Entre os principais cuidados abordados nesta consulta está a avaliação minuciosa da cavidade oral para identificar: gengivite, mobilidade dentária, persistência de dentes de leite, fraturas de mandíbula e maxila, cistos e tumores orais, má oclusão e alterações no palato.
A prevenção e o diagnóstico precoce da doença periodontal podem evitar problemas graves de saúde no seu pet. Saiba mais sobre Doenças Periodontais e formas de Tratamento.
Dra. Fernanda Müller e equipe Pet Odonto (CRMV-RS 7417)
Oftalmologia Clínica e Cirúrgica
Cães e gatos também podem sofrer com doenças congênitas e adquiridas nos olhos. Isso pode afetar diretamente a capacidade de visão dos pets e prejudicar a sua qualidade de vida.
No entanto, enquanto os seres humanos costumam sofrer com problemas como miopia, os pets costumam apresentar úlcera de córnea e síndrome do olho seco. Especialmente os cães braquicefálicos (com rostos achatados e focinhos curtos).
Além disso, podemos citar:
- Doenças do nervo óptico;
- Glaucoma;
- Descolamento de retina;
- Catarata;
- Tumores;
- Traumas.
Dra. Ângela Bacchin (CRMV-RS 9292)
Oncologia
O câncer é um conjunto de doenças diferentes que possuem em comum a multiplicação de células anormais. Estas, sugam os nutrientes das células saudáveis, provocam a morte dos tecidos e podem se espalhar por todo o corpo do pet.
O câncer é um conjunto de doenças diferentes que possuem em comum a multiplicação de células anormais. Estas, sugam os nutrientes das células saudáveis, provocam a morte dos tecidos e podem se espalhar por todo o corpo do pet.
Assim como nos seres humanos, o câncer em animais pode assumir diferentes formas e níveis de gravidade. Portanto, o tratamento deve ser sempre individualizado.
O médico oncologista veterinário é o responsável pelo diagnóstico, estadiamento e condução do tratamento do pet.
Em nossos hospitais, pets com câncer contam com o atendimento especializado da equipe do Onco Support.
Conheça o Centro Oncológico Onco Support.
Dra. Letícia Fratini (CRMV-RS 11396)
Ortopedia
A cirurgia ortopédica veterinária é uma especialidade bastante requisitada. E isso não se deve apenas a ocorrência de traumas que levam a fratura de ossos e rupturas de ligamentos, mas também por conta de doenças degenerativas, que afetam músculos e articulações, reduzindo a qualidade de vida do pet.
A especialidade de cirurgia veterinária ortopédica envolve todo o processo de diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente. Desde os problemas mais comuns, como as luxações e patas fraturadas, até os mais complexos.
Entre as indicações para tratamento, estão:
- Traumas diversos;
- Artrose e artrites;
- Luxações patelares;
- Ruptura de ligamentos;
- Displasia coxofemoral.
Dr. Daniel Sia (CRMV-RS 7912)
Otologia
A otologia é a especialidade veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas aos ouvidos dos animais, que afetar cães e gatos de todas as idades e raças, e os sintomas podem variar desde coceira intensa nas orelhas, secreção, mau odor, balanço excessivo da cabeça, sensibilidade ao toque, até perda de audição e comportamento agitado. É importante observar qualquer alteração no comportamento do seu animal de estimação e procurar atendimento veterinário especializado o mais rápido possível.
Entre as doenças mais comuns estão: otites (inflamações no ouvido), infecções bacterianas ou fúngicas, tumores, pólipos, entre outros. Utilizando técnicas avançadas e equipamentos especializados, nossa equipe é capaz de identificar as causas do problema e elaborar um plano de tratamento individualizado para garantir o conforto e a saúde auditiva do seu pet.
Dra. Carine Stefanello e equipe (CRMV-RS 12138)
Pneumologia
Cães e gatos também podem ficar gripados e apresentarem sintomas como cansaço, coriza, tosse e cianose (língua roxa). Nesses casos, procurar um médico veterinário especializado em pneumologia pode ser a melhor alternativa.
A pneumologia é a especialidade responsável pela saúde do sistema respiratório dos pets. E isso inclui tanto as vias aéreas superiores (narinas, faringe e laringe) como as inferiores (traqueia, brônquios e pulmões).
As principais doenças tratadas pelos médicos veterinários especializados em pneumologia são:
- Pneumonia;
- Bronquite;
- Rinite;
- Asma;
- Sinusites;
- Fibrose pulmonar;
- Neoplasias (tumores benignos e malignos);
- Distúrbios obstrutivos e/ou restritivos das vias aéreas, como colapso traqueal.
Dr. Diego Sampaio (CRMV-RS 8865)
Ultrassonografia
A ultrassonografia é uma técnica não invasiva utilizada para diagnosticar e monitorar diversas enfermidades na clínica de pequenos animais. Utiliza ondas sonoras de alta frequência formando ecos que são transmitidos à uma tela para criar imagens em tempo real dos órgãos do paciente, permitindo uma análise detalhada das estruturas anatômicas. É especialmente utilizada para avaliar órgãos abdominais, mas está amplamente sendo necessária em outras afecções torácicas, oculares, articulares, alterações de pescoço, auxiliar no diagnóstico de doenças cardíacas.
Nosso hospital veterinário oferece um ambiente acolhedor e equipamentos de última geração para realizar exames ultrassonográficos precisos e confiáveis.
Dra. Fernanda Xavier (CRMV-RS 9420)
Unidades
O Pet Support conta com atendimento de emergência, atendimento domiciliar, medicina preventiva, internamento, exames e muito mais.