Site icon Pet Support

Cães braquicefálicos: cuidados necessários

Cães braquicefálicos

Cães como os pugs, shih tzu e os buldogues franceses podem ser muito fofos e companheiros. De pequeno porte, eles se adaptam à rotina e ao espaço de muitos tutores. No entanto, esses pets possuem algo mais em comum: são cães braquicefálicos e exigem certos cuidados.

A braquicefalia faz com que o pet tenha uma maior predisposição a desenvolver certos problemas de saúde, como os respiratórios. 

Abaixo, você vai entender um pouco mais sobre a braquicefalia e como cuidar do seu companheiro da forma adequada.

O que é a braquicefalia?

Por mais que sejam adoráveis, muitas raças de cães que conhecemos hoje não existiam livremente na natureza. Elas foram desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo dos anos a partir do cruzamento promovido pelos seres humanos. Os cães braquicefálicos são exemplos disso.

A braquicefalia é caracterizada por alterações anatômicas no crânio. Elas dão aos animais aparência de um rosto achatado, com o focinho mais curto. E isso pode afetar cachorros, gatos, coelhos e outras espécies.

Síndrome braquicefálica e problemas associados.

Mesmo que esteticamente agradável para os tutores, essas alterações anatômicas podem causar a Síndrome braquicefálica, que consiste em diversos problemas para esses cães. Entre eles:

Importante: nem todos os cães braquicefálicos chegam a desenvolver a síndrome braquicefálica em graus avançados. No entanto, é muito importante que o tutor dos pets com essas características mantenham um acompanhamento próximo e periódico com o médico veterinário. Esse profissional terá condições de examinar, diferenciar e diagnosticar o seu companheiro com a maior precisão possível.

Cães braquicefálicos: Cuidados necessários

Para que o seu cão braquicefálico não tenha problemas graves de saúde, é importante:

Conversar com um veterinário especializado em nutrição é muito importante para cães braquicefálicos. 

Por isso, evite passeios nos horários mais quentes do dia. Ofereça sempre água fresca e mantenha o pet em locais com sombra e arejados. Nunca deixe o seu amigo trancado em locais quentes e fechados, como o carro, por exemplo. As chances de hipertermia e intermação são grandes!

Clique aqui e leia nosso texto especial sobre Cuidados e Brincadeiras de verão para cachorros.

Live sobre síndrome braquicefálica

Em nosso instagram @hospitalpetsupport você vai encontrar uma entrevista completa sobre síndrome braquicefálica. Na live, convidamos o Médico Veterinário Dr. Cleiton S. Pereira (CRMV/RS 16380), Cirurgião Geral do Grupo Hospitalar Pet Support.

Na live, você vai aprender sobre:

E muito mais..

Clique aqui para assistir a live completa sobre braquicefalia!


Fique atento aos sinais do seu cão braquicefálico e preserve a saúde e a qualidade de vida do seu pet. O Grupo Hospitalar Pet Support oferece tratamentos modernos, estrutura completa e profissionais qualificados para o seu companheiro. Entre em contato conosco!

Exit mobile version