As animações e os filmes infantis costumam explorar a rivalidade entre cães e gatos. No entanto, diferentemente do que se imagina, as duas espécies não são inimigas naturais.
Em geral, os conflitos acontecem por dificuldades de comunicação. Problemas na socialização dos pets na fase de filhotes também podem gerar conflitos. Até mesmo a atração de uma espécie pela outra pode gerar estresse.
E tudo isso pode piorar quando acrescentamos um terceiro elemento ao relacionamento: o tutor, caso ele não esteja devidamente orientado.
Abaixo, veremos alguns dos motivos que podem gerar conflitos e como preveni-los. Além disso, você vai entender a importância de consultar um médico veterinário comportamentalista.
Respeitando os espaços de cada um
Pode parecer estranho, mas muitos dos atritos entre cães e gatos são motivados pela atração que um animal sente por algum elemento do outro.
Os cães, por exemplo, adoram comer a comida dos gatos. Isso porque ela costuma ser mais úmida e palatável. E isso pode ser bastante estressante para os felinos, que gostam de tranquilidade na hora da alimentação.
O mesmo acontece com as fezes. Cães adoram cheirar e comer as fezes dos gatos. Enquanto para os cães, tudo pode parecer uma grande brincadeira, para os felinos pode ser algo muito inconveniente. A perseguição pode ser constante – inclusive na caixinha de areia.
Comportamento predador de cães e gatos
O comportamento predador é algo perigoso, para o qual os tutores devem prestar muita atenção. Isso porque tanto cães quanto gatos possuem instinto de caça – e isso é algo natural.
Contudo, apesar dos gatos serem exímios predadores, eles costumam caçar animais pequenos. Assim, na relação entre cães e gatos, muitas vezes os felinos acabam tendo o papel de presa.
Para os cães, o comportamento de caça pode ser bastante excitante e motivador. No entanto, para os gatos nessa situação, o perigo é iminente – especialmente se o cão for de grande porte.
Como prevenir problemas entre cães e gatos?
O primeiro passo para promover uma convivência harmoniosa começa na fase de filhotes. Portanto, é importante que estes animais, ainda pequenos, tenham contato com outras espécies. Assim, eles tendem a agir com maior naturalidade na fase adulta, caso precisem dividir o espaço com outro pet.
Além disso, é fundamental que os tutores estejam atentos aos sinais dos seus companheiros. Vimos que, o que pode ser divertido para um, pode ser muito estressante para o outro.
Não conseguir fazer uma refeição de forma tranquila, ser perseguido na caixinha de areia e cassado pela casa pode provocar transtornos graves para os gatos. As mordidas podem deixar sequelas ou, em último caso, serem fatais.
Da mesma forma, ingerir as fezes e a comida dos felinos pode provocar problemas gastrointestinais em cães. Os arranhões também são perigosos.
Orientação profissional
Por isso, é importante que os tutores identifiquem as situações de conflito e gerenciem estes problemas. Cães e gatos que vivem em ambientes de estresse tendem a adoecer mais e a viver menos.
Portanto, cabe aos tutores entender e respeitar a individualidade e necessidades de cada animal.
Consultar um Médico Veterinário Comportamentalista pode ser de grande importância, para quem também ama pets e deseja abrigar cães e gatos na mesma casa.
Este profissional é especialista em comportamento animal. Ele poderá identificar comportamentos, prevenir problemas e orientá-lo sobre como manter uma relação saudável entre humanos, cães e gatos.
Abaixo, você conhecerá melhor sobre essa área.
Entrevista com Médica Veterinária Comportamentalista
Em nosso podcast e no nosso Instagram, convidamos a Médica Veterinária Comportamentalista dra. Joice Peruzzi (CRMV-RS 10379), e a dra. Vanessa Jegan (CRMV-RS 11247), especializada em Dermatologia e Alergologia, para falarem sobre a convivência entre cães e gatos no mesmo domicílio.
Clique aqui e acesse o material completo!
Evite agressões e estresse. Consulte o médico veterinário comportamentalista e desfrute de uma vida mais tranquila entre cães e gatos. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem lhe ajudar! Entre em contato conosco.