Infelizmente a incidência de animais com câncer é uma realidade muito comum e vem crescendo cada dia mais, tornando-se responsável pela perda de muitos cães e gatos. Este conjunto de doenças, tão temido pelos seres humanos, têm como característica o crescimento desordenado de células.
Assim como acontece conosco, o câncer em animais pode ter sintomas bem inespecíficos, podendo muitas vezes evoluir de forma rápida e agressiva.
Todos os sistemas do organismo podem ser afetados por essa condição. O Câncer em animais pode surgir em um local e espalhar-se para outros pontos, na forma de metástases.
Carcinomas e sarcomas
Os tipos de câncer variam de acordo com a origem da célula que foi acometida.
Quando o câncer tem origem nas células epiteliais, que formam, por exemplo, a pele e as mucosas, eles são denominados carcinomas.
Quando a origem advém das células mesenquimais, que formam os tecidos conjuntivos, como ossos, músculos, cartilagem, o câncer é classificado como sarcoma.
Causas do câncer em animais
O câncer é uma doença multifatorial e diversas causas externas podem estar relacionadas ao seu aparecimento nos pets, como a exposição prolongada ao sol, hábitos de vida, alimentação, exposição a agentes tóxicos, entre outros.
Já as causas internas estão relacionadas a como o organismo do pet responde às agressões externas. Entre elas, podemos citar o processo de envelhecimento, alterações hormonais e imunológicas.
Alguns fatores genéticos (hereditários) também podem fazer com que o pet seja mais suscetível a determinados tipos de câncer.
Nos pets, os tipos mais comuns de câncer são: câncer de pele e de tecido subcutâneo, tumores mamários e neoplasias hematopoiéticas (do sangue).
Sintomas de câncer em animais
Por se tratar de um conjunto de doenças, os sintomas de câncer em animais são bastante variáveis. Diferentes tipos de câncer, em diferentes regiões, podem apresentar manifestações particulares.
Existe ainda a possibilidade desta doença se desenvolver de forma silenciosa. Os sinais mais evidentes, nestes casos, costumam surgir em fases mais avançadas da doença.
Outro ponto bastante desafiador é o fato dos sintomas poderem ser inespecíficos, ou seja, serem comuns também a outras doenças. Assim, podemos verificar:
- Mudanças de comportamento;
- Perda de peso (emagrecimento);
- Perda de apetite;
- Dificuldades para urinar;
- Tosse;
- Vômitos;
- Diarréia;
- Lesões na pele, boca.
Por isso, é fundamental o acompanhamento periódico com Médico Veterinário, para a realização do check up. Este profissional poderá identificar e diferenciar os sinais das doenças ainda nas fases iniciais.
Quanto antes o diagnóstico for realizado e o tratamento iniciado, maiores as chances de cura do câncer em animais e de uma boa qualidade de vida para o pet.
Procurando ajuda
Caso você identifique algum dos sintomas de câncer em animais citados acima, procure imediatamente o médico veterinário. Além da análise clínica, este profissional poderá solicitar exames complementares específicos para confirmar ou não a suspeita de câncer.
Os animais que forem diagnosticados com câncer devem ser encaminhados para o médico veterinário especializado em oncologia. Hoje, cães e gatos contam com tratamentos específicos para o câncer, como cirurgias especializadas, quimioterapia, eletroquimioterapia.
Cuide da saúde do seu companheiro. Consulte o médico veterinário com regularidade e previna-se contra o câncer em animais. Essa é a melhor forma de garantir uma vida feliz e saudável para o seu pet. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.
Sobre a autora
Raquel Michaelsen – CRMV 11928
Médica Veterinária formada pela UFRGS.
Residência em clínica médica de pequenos animais pelo Hospital Veterinário da UFRGS.
Especialização em oncologia de pequenos animais pelo Instituto Qualittas.