Site icon Pet Support

4 curiosidades sobre gatos que você precisa saber

curiosidades sobre gatos

Não adianta comparar: os gatos são bastante diferentes dos cães. Cada espécie possui características particulares e exige cuidados próprios. Apesar disso, ambas são ótimas companheiras, cada uma à sua maneira. E conhecer as curiosidades sobre gatos pode facilitar a sua relação com o seu pet.

Clique aqui e leia sobre como conviver com gatos na gravidez

Historicamente, a domesticação dos gatos é mais recente do que a dos cães. E é por isso, entre outros motivos, que eles ainda conservam muitos dos instintos dos seus ancestrais. As necessidades de caçar e de comer carne para se hidratar, o territorialismo e os reflexos de fuga são exemplos disso.

Abaixo, a médica veterinária Carolina Casarin (CRMV-RS 07634), do Cat Support, fala sobre 4 curiosidades sobre gatos que você precisa saber.

Curiosidades sobre gatos nº 1: Gatos odeiam água?

Não é verdade. Como vemos na prática, muitos gatos domésticos adoram chuva e até entram no box dos tutores durante o banho por vontade própria.

O que acontece é que os gatos desenvolveram, ao longo de milhares de anos de evolução, o hábito de se hidratarem através da alimentação. É da caça que os grandes felinos africanos extraem a maior parte da água para as suas necessidades.

É por isso, por exemplo, que a comida dos gatos costuma ser mais úmida que a dos cães. 

Outra das curiosidades sobre gatos é o banho em si. Por ainda conservarem muitos dos seus instintos selvagens, os gatos não gostam de barulhos, movimentos bruscos e cheiros estranhos. 

Assim, levar o gato para uma higienização com pessoas diferentes, com som de secador e perfumes artificiais é, geralmente, o que eles mais odeiam. Não a água em si. 

Clique aqui e leia sobre o atendimento especializado sobre gatos.

Curiosidades sobre gatos nº 2: Gatos brancos, de olhos azuis, são surdos?

Sim, em aproximadamente 80% dos casos. Apesar do charme, gatos que têm a pelagem branca e os olhos azuis são mais propensos a surdez. Isso acontece por conta de uma interrupção genética no desenvolvimento das células auditivas.

Dessa forma, outra das curiosidades sobre gatos é que quando dois indivíduos brancos cruzam, o filhote tem mais de 50% de chances de ser surdo. Especialmente se os pais possuírem olhos azuis.

Vale lembrar que os gatos surdos podem viver tranquilamente em um ambiente doméstico. A convivência com os tutores, na maior parte das vezes, não exige cuidados especiais.

3. Os gatos não podem ser adestrados?

Vimos aqui, nas curiosidades sobre gatos, que eles conservam mais instintos selvagens do que cães. No entanto, ainda assim é possível adestrar o seu companheiro felino.

Para isso, no entanto, é preciso ter paciência. Pode ser que o gato tente impor a sua vontade. Nada que com carinho e um bom petisco não se resolva.

No geral, o adestramento dos gatos deixa o animal mais seguro. Isso pode reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida de toda a família.

4. Os gatos castrados ficam gordinhos?

Sim. Após a castração dos gatos, o apetite do felino pode ficar desbalanceado. Além disso, outra curiosidade sobre os gatos é que a taxa metabólica basal desses pets tende a reduzir.

A taxa metabólica basal é o quanto de calorias o organismo do pet gasta apenas para manter-se vivo. Dessa forma, com as taxas reduzidas, a tendência é que as calorias que sobram sejam armazenadas no tecido adiposo (gordura corporal).

Por isso, é interessante que os tutores de gatos castrados prestem muita atenção à alimentação do pet. Existem rações específicas para estes casos. Além disso, é importante manter o gato ativo e incentivá-lo a realizar atividades físicas.

Dessa forma, é possível manter o peso saudável e aproveitar melhor a vida, descobrindo com muito amor todas as curiosidades sobre gatos. 

Consulte o médico veterinário especializado em gatos com regularidade! Essa é a melhor forma de garantir uma vida feliz e saudável para o seu pet. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.

Sobre a autora:

A médica veterinária Carolina Casarin (CRMV-RS 07634) é especializada no tratamento dos gatos e responsável pelo serviço Cat Support, no grupo Hospitalar Pet Support.

Exit mobile version