Vimos no texto Obesidade em pets: como descobrir, que o excesso de peso pode ser bastante grave. As doenças que a obesidade pode causar prejudicam consideravelmente a qualidade de vida dos nossos companheiros. Em casos mais graves, podem levá-los à morte.
Por isso, a observação atenta do tutor e as consultas periódicas com o médico veterinário são tão importantes.
Abaixo, você vai entender as principais doenças que a obesidade pode causar e os riscos que elas podem representar para o seu pet.
As informações fazem parte de uma live muito especial que realizamos em nosso Instagram do Grupo Hospitalar Pet Support.
O tema da live foi obesidade em pets. Para isso, convidamos as Médicas Veterinárias Msc. Raquel Valim Labres (CRMV-RS 12.446) e Fernanda Vaz Fortuna (CRMV-RS 16.439), do @alimentarvet.
Doenças que a obesidade pode causar
Assim como acontece com os seres humanos, a obesidade provoca um processo inflamatório crônico no organismo dos pets. As células de gordura liberam substâncias (citocinas) que se espalham pelo sangue e estimulam diversas reações metabólicas.
E, com o tempo, isso pode dar origem a várias doenças.
Existem também os problemas provocados e agravados pelo próprio acúmulo de gordura. Em excesso, ela pode sobrecarregar as articulações e dificultar a respiração, por exemplo.
Estudos demonstraram que cães obesos ou com sobrepeso vivem em média 30% menos que os que se mantêm no peso ideal ao longo da vida. E que eles têm maior propensão a desenvolver doenças crônicas como doença renal, câncer, artrites, diabetes (Kealy et al., 2001).
Entre as principais doenças que a obesidade pode causar em pets, podemos citar:
- Diabetes: quando um pet se alimenta, o seu corpo produz e libera um hormônio chamado insulina, que sinaliza para as células a presença de açúcar no sangue.
A função da insulina é ajudar a realizar o controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea, que pode ser através da utilização desta glicose como energia. O excesso de açúcar (glicose) será acumulado em forma de gordura no organismo.
No entanto, o excesso de gordura e das substâncias por ela liberadas podem dificultar o reconhecimento do sinal insulina pelas demais células. Com isso, a glicose não é devidamente utilizada pelo organismo e se acumula no sangue gerando a diabetes.
Clique aqui para saber mais sobre o diabetes em cães.
Clique aqui para saber mais sobre o diabetes em gatos.
- Problemas ortopédicos: pode parecer fofo, mas o peso extra provoca sobrecarga sobre as articulações do pet. Isso pode levar e agravar quadros de displasia coxofemoral, deformidades anatômicas nos joelhos, cotovelos e ombros.
Clique aqui para saber mais sobre a displasia coxofemoral.
- Problemas respiratórios: o acúmulo de gordura pode ser especialmente perigoso para as raças de cães e gatos braquicefálicos (com focinhos curtos). A gordura pode reduzir o diâmetro da traquéia e dificultar a respiração, que já é naturalmente mais difícil. Piora dos quadros de colapso de traqueia e broncopatias crônicas.
Clique aqui para saber mais sobre os cuidados com cães braquicefálicos.
- Problemas cardíacos: o excesso de gordura no corpo dos pets obriga o coração a trabalhar mais para bombear sangue. Isso pode levar a uma sobrecarga cardíaca. Além disso, as substâncias tóxicas liberadas pelas células de gordura (citocinas e adipocinas) podem danificar o músculo cardíaco.
Clique aqui e saiba mais sobre os principais problemas cardíacos em cães.
Live completa sobre obesidade em pets
Para saber mais detalhes sobre as doenças que a obesidade pode causar, assista à entrevista completa que realizamos em nosso Instagram sobre o assunto.
Participaram as Médicas Veterinárias Msc. Raquel Valim Labres (CRMV-RS 12.446) e Fernanda Vaz Fortuna (CRMV-RS 16.439), do @alimentarvet.
Elas responderam perguntas e falaram em detalhes tudo o que você precisa saber sobre a obesidade em pets.
Clique aqui e assista a entrevista completa!
Previna-se contra as doenças que a obesidade pode causar. Consulte o médico veterinário regularmente. Os profissionais do Pet Support estão à sua disposição.