Endocrinologia Veterinária é a especialidade responsável por cuidar do funcionamento das glândulas dos animais. Algumas dessas glândulas são: hipófise, tireoide, paratireoides e pâncreas. Elas controlam os hormônios, que por sua vez regulam o metabolismo, crescimento, reprodução, entre outros processos do organismo.
A especialidade é de extrema importância para a saúde de cães e gatos, a fim de diagnosticar alterações de produção hormonal e indicar os tratamentos mais adequados para cada caso.
Abaixo entenda quando é necessário procurar um endocrinologista veterinário e quais doenças essa especialidade trata.
Quando procurar um endocrinologista veterinário?
Quando ocorre alteração na produção hormonal, algumas manifestações clínicas podem indicar que o seu pet deve consultar um endocrinologista veterinário. Entre elas estão:
- Alterações dermatológicas;
- Sede em excesso;
- Urina em excesso;
- Apetite em excesso;
- Sonolência em excesso;
- Perda ou ganho de peso exagerados.
Quais são as principais doenças que esses sinais clínicos podem indicar?
Disfunções na tireoide
O hipertireoidismo, caracterizado pela grande produção de hormônios tireoidianos, os quais estão correlacionados com metabolismo; e o hipotireoidismo, caracterizado pela produção insuficiente de hormônios tireoidianos, são duas das principais disfunções tratadas pela endocrinologia veterinária.
Diabetes insipidus e Diabetes Mellitus
A Diabetes Insipidus, causada pela deficiência do hormônio ADH (antidiurético) ou alterações correlacionadas e a Diabetes Mellitus, provocada pela falta ou deficiência de insulina produzida pelo pâncreas, também são doenças acompanhadas e tratadas pela especialidade. Saiba mais em Diabetes em cães: o que você precisa saber e Diabetes em gatos: o que você precisa saber.
Hipoadrenocorticismo (Síndrome de Addison) e Hiperadrenocorticismo (Síndrome de Cushing)
A Síndrome de Addison se dá pela diminuição da produção de hormônios pelas glândulas adrenais. Já a Síndrome de Cushing ocorre pelo aumento na produção desses hormônios.
Obesidade
A obesidade é uma doença crônica grave que pode desencadear outras doenças e prejudicar consideravelmente a qualidade de vida dos nossos companheiros. Em casos mais graves, podem levá-los à morte. O endocrinologista veterinário, combinado com outros profissionais especialistas em nutrição, são capazes de oferecer o suporte que o tutor necessita para tratar a doença. Saiba mais em Obesidade em pets: como descobrir? e Doenças que a obesidade pode causar: principais riscos em pets.
O papel da endocrinologia veterinária é vasto e se faz extremamente necessário para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento correto dessas e outras doenças.
No Grupo Pet Support você encontra endocrinologistas veterinários e outros profissionais de diversas especialidades, altamente qualificados para cuidar dos bichinhos com a atenção e o carinho que merecem.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação ou procure pela unidade mais próxima e agende sua consulta. Estamos sempre de braços abertos para ajudar você!
Revisão: Indianara Grifante — CRMV-RS 16642