Uma alimentação balanceada é essencial para a saúde dos pets. No entanto, cada espécie (cães, gatos..) possui necessidades específicas. Além disso, idades diferentes (filhotes, adultos, idosos) e raças distintas (pug, poodle, labrador, Dogue alemão etc) podem exigir uma nutrição veterinária adaptada às características da raça.
Outro fator importante nesse sentido é o estado de saúde do pet. A alimentação adequada pode não só ajudar a prevenir doenças, mas também servir como tratamento adjuvante para diversos problemas de saúde.
Para falar sobre este assunto, convidamos as médicas veterinárias Raquel Valim Labres (CRMV-RS 12.446), Fernanda Vaz Fortuna (CRMV-RS 16.439) e Carina Machry (CRMV-RS 10.015). O material faz parte de uma live muito especial que realizamos em nosso Instagram @hospitalpetsupport.
Clique aqui e assista a entrevista completa com a nossa equipe dedicada a nutrição veterinária!
Nutrição veterinária e obesidade
A obesidade é uma doença crônica grave. Por isso, identificar e reconhecer que o seu pet está acima do peso é um passo importante para a prevenção e tratamento de diversos problemas de saúde. Especialmente entre os mais sedentários e que costumam consumir alimentos de alto valor calórico, além de petiscos e outros alimentos fora da sua dieta.
O acúmulo de gordura no corpo dos pets estimula reações metabólicas inflamatórias em todo o organismo. Além disso, o excesso de peso pode agravar:
- Problemas ortopédicos: o peso extra provoca sobrecarga sobre as articulações, agravando quadros de displasia coxofemoral, deformidades anatômicas nos joelhos, cotovelos e ombros.
- Problemas respiratórios: o acúmulo de gordura pode ser especialmente perigoso para as raças de cães e gatos braquicefálicos (com focinhos curtos). A gordura pode reduzir o diâmetro da traquéia e dificultar a respiração, que já é naturalmente mais difícil. Piora dos quadros de colapso de traqueia e broncopatias crônicas.
- Problemas cardíacos: o excesso de gordura no corpo dos pets obriga o coração a trabalhar mais para bombear sangue. Isso pode levar a uma sobrecarga cardíaca. Além disso, as substâncias tóxicas liberadas pelas células de gordura (citocinas e adipocinas) podem danificar o músculo cardíaco.
Estudos demonstraram que cães obesos ou com sobrepeso vivem em média 30% menos que os que se mantêm no peso ideal ao longo da vida e que eles têm maior propensão a desenvolver doenças crônicas como doença renal, câncer, artrites, diabetes (Kealy et al., 2001).
Assim, é muito importante que a avaliação nutricional faça parte do check-up periódico do seu pet. O médico veterinário especializado em nutrição poderá fazer exames específicos e avaliar o escore de condição corporal do seu cão ou gato. Trata-se de um índice que ajuda a avaliar a deposição de gordura e o estado nutricional dos pets.
Com a orientação do médico veterinário especializado em nutrição, você poderá escolher melhor os alimentos em cada situação. Poderá oferecer os melhores nutrientes na frequência correta e com a forma de preparo mais adequada.
Entrevista sobre nutrição veterinária
Em nosso instagram @hospitalpetsupport você vai encontrar uma entrevista completa sobre nutrição veterinária. Na live, a nossa equipe de médicas veterinárias dedicadas a essa especialidade fala sobre a importância dos alimentos para prevenção e tratamento de diversas doenças.
Na conversa, você vai aprender sobre:
- Avaliação e exames periódicos.
- Ração x alimentação natural.
- Rações medicamentosas.
- Nutrição de animais idosos.
- Nutrição de pacientes internados.
- Diabetes Mellitus.
- Problemas cardíacos.
- Doenças renais.
- Quedas na pelagem.
- Alergias.
- E muito mais…
Clique aqui e assista a entrevista completa com a nossa equipe dedicada a nutrição veterinária!
A nutrição veterinária pode melhorar a qualidade de vida do seu pet. Converse com os médicos veterinários especializados em nutrição do Grupo Hospitalar Pet Support. Entre em contato conosco.
Sobre as autoras:
- Msc. Raquel Valim Labres (CRMV-RS 12.446)
Médica Veterinária formada na UFRGS em 2008, Mestrado em Clínica médica com ênfase em Nutrição de Cães e Gatos pela FCAV – Unesp em 2011. Sócia-Fundadora da Alimentar Vet (2015), empresa pioneira em serviços de nutrologia veterinária no Brasil; consultora de desenvolvimento de alimentos para Empresas de Petfood (ração) e alimentos congelados; Professora de nutrologia na Faculdade Qualittas para cursos de pós-graduação e no IBM Vet – Instituto Brasileiro de Pós-Graduação Veterinária. Faz parte da Comissão Diretora e é Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutripet).
MV Nut. Fernanda Vaz Fortuna (CRMV-RS 16.439)
Médica Veterinária e Nutricionista especialista em nutrição clínica.
Carina de Cesaro Machry (CRMV-RS 10.015)
Médica Veterinária especialista em nutrição clínica.