A Oftalmologia Veterinária é a especialidade que cuida da saúde dos olhos de cães e gatos, que assim como humanos, são acometidos por doenças oculares causadas por inúmeros fatores.
Raças como Pug, Buldogue francês e Shih-tzu, por exemplo, são considerados braquicefálicos, e por conta da alteração anatômica de seus crânios, estão mais propensos a doenças oculares.
Alguns bichinhos também podem sofrer de doenças oftalmológicas congênitas, ou desenvolverem condições ao longo dos anos, pois a idade é um fator de risco.
Abaixo responderemos as principais dúvidas sobre doenças oftalmológicas, seus sinais clínicos e prevenção:
Quais são as doenças oftalmológicas mais frequentes em pets?
- A úlcera de córnea é uma lesão que pode ser profunda ou superficial, acomete tanto cães quanto felinos e causa dor. Se não tratada corretamente, pode ocasionar perfuração ocular, perda de visão ou até mesmo do olho.
- O glaucoma é o aumento da pressão intraocular e é considerado um dos maiores fatores para perda da visão, além de causar muita dor. Pode ser de dois tipos: Primário, causado por doenças hereditárias, ou secundário, de maior ocorrência e causado por inflamações oculares, traumas, neoplasias, entre outras;
- A ceratoconjuntivite seca, ou síndrome do olho seco, se dá na maioria dos casos por uma alteração autoimune, ou seja, quando a glândula lacrimal do pet é atacada pelas células do sistema imunológico do próprio animal. Também pode ser relacionada ao uso de medicamentos, doenças virais, por protozoários, neurológicas, traumáticas ou hereditárias.
- A catarata é a desorganização das fibras da lente, deixando-a esbranquiçada. É possível observar o branco através da pupila, e quanto mais branca estiver a lente, maior dificuldade visual o animal irá apresentar, sendo o último estágio onde não há mais visão. A sua principal causa é hereditária, podendo ou não ser congênita, mas outras causas como diabates, inflamações e traumas devem ser investigadas. É também a principal causa de cegueira reversível nos animais.
Quais sinais devo prestar atenção?
Problemas de localização, como esbarrar em objetos ou pessoas e falta de segurança ao caminhar muitas vezes podem ser sinais de que seu bichinho está com dificuldade para enxergar, principalmente em lugares novos, pois em geral eles decoram muito bem o local onde vivem.
Outros sinais que devemos prestar atenção são: sensibilidade à luz, secreção e lacrimejamento excessivos, vermelhidão, piscar em excesso ou manter os olhos mais fechados, manchas brancas ou escuras, e alteração na coloração dos olhos, principalmente nos gatos.
Como posso prevenir doenças oftalmológicas?
A forma mais eficaz de prevenir doenças em pets é a regularidade de consultas. Esse encontro de rotina com o médico veterinário tem o potencial de diagnosticar possíveis doenças precocemente e evitar problemas maiores.
A frequência de visitas a um especialista em Oftalmologia Veterinária pode ser de uma vez por ano durante os primeiros seis anos de vida, sempre de acordo com a saúde do seu bichinho. Em caso de sinais clínicos e alterações oculares, a consulta deve ser agendada imediatamente.
A partir dos seis anos, a frequência indicada é de uma vez por semestre.
Alguns dos exames que podem ser feitos pelo médico especialista são:
- Avaliação neuroftalmológica (reflexos, avaliação de nervos cranianos e testes visuais)
- Tonometria (aferição da pressão intraocular);
- Teste de fluoresceína (corante utilizado para a avaliação da córnea, filme lacrimal e patência do ducto nasolacrimal);
- Teste de schirmer (para avaliar a produção lacrimal);
- Fundoscopia (avaliação do fundo de olho).
O Pet Support oferece serviços de Oftalmologia Veterinária?
A resposta é: Sim! O Pet Support tem a Oftalmologia Clínica e Cirúrgica como uma de suas especialidades.
Procure pela unidade mais próxima e agende sua consulta. Estamos sempre de braços abertos para ajudar você!
Revisão: Melina Bender — CRMV-RS 16205