Problema de saúde grave que afeta o sistema gastrointestinal e causa diarreia e vômitos intensos: essa é a parvovirose canina. A doença é causada pelo parvovírus canino (CPV) e acomete, principalmente, cães filhotes. Apresentam riscos também os cães adultos debilitados e/ou que não tomaram a vacina polivalente (V10 e V8), que protege contra algumas das principais doenças virais e bacterianas.
A parvovirose canina é uma das viroses mais contagiosas que acometem os cães domésticos. Por isso, falaremos a seguir sobre como se dá a transmissão dessa doença, os sintomas e o tratamento.
Transmissão da parvovirose canina
A transmissão da parvovirose canina se dá pelo parvovírus e o cão se contamina pelo contato com fezes infectadas. Há também a possibilidade de contaminação por meio de acessos a ambientes contaminados, por exemplo, já que o vírus consegue sobreviver em qualquer tipo de objetivo, desde pisos a roupas – a desinfecção desses ambientes deve ser feita com água sanitária, na diluição de 1 para 30.
Sintomas da parvovirose canina
Os sintomas da doença costumam aparecer de 7 a 14 dias após a contaminação. Os principais são:
- Vômito;
- Diarreia com ou sem sangue;
- Apatia;
- Falta de apetite;
- Perda de peso;
- Febre;
- Taquicardia.
Tratamento da parvovirose
A partir da observação dos sintomas, o tutor deve levar o cachorro imediatamente ao hospital veterinário. Lá, o primeiro tratamento é a fluidoterapia, para combater a desidratação. O uso de medicamentos como antibióticos são indicados.
O tratamento é multimodal com suporte médico – fluidoterapia para combater desidratação, medicamentos para controle de náuseas e enjoos, e analgesia.Também é utilizado antibiótico para infecção bacteriana secundária, além de suporte nutricional precoce para evitar que o paciente fique mais debilitado.
Além disso, a prevenção, por meio da imunização, é uma aliada fundamental. Os cães devem ser vacinados ainda filhotes e as doses devem ser reforçadas de acordo com o calendário anual. Em nosso Checklist Veterinário nós falamos mais sobre vacinação dos pets.
Caso precise, não hesite em nos contatar. Nossos profissionais estão à disposição para cuidar da saúde do seu pet.
Revisão: Luís Felipe Schoingele Nunes — CRMV-RS 16899