Como vimos no texto sobre Cirurgia Oncológica, estes procedimentos diferem-se, em vários aspectos, das cirurgias tradicionais – especialmente no tamanho das margens de segurança adotadas pelos médicos e, também, no pós-operatório oncológico.
As margens são a quantidade de tecido removido ao redor do tumor. Na cirurgia oncológica veterinária, ao remover o tecido doente, os médicos adotam margens maiores. O objetivo é eliminar todas as células cancerígenas de uma vez.
Uma vez removidas, essas margens são enviadas para análise. Em alguns casos específicos, uma margem livre de células cancerígenas pode indicar a cura da doença, evitando recidivas e novas intervenções.
Dessa forma, é natural que o pós-operatório da cirurgia oncológica veterinária também seja um pouco diferente das cirurgias tradicionais. E é sobre isso que falaremos a seguir.
Pós-operatório oncológico veterinário
O paciente oncológico geralmente possui outras comorbidades. Além disso, eles também tendem a ser mais idosos. Estes fatores, junto aos impactos provocados pela remoção do tumor e de suas margens, podem gerar quadros delicados.
Assim, é comum que os pacientes necessitem de maior atenção no pós-operatório oncológico veterinário. Os cuidados com analgesia e repouso tendem a ser mais intensos. E tudo isso sem descuidar das outras doenças, como os problemas cardíacos, endócrinos e renais, por exemplo.
Dessa forma, não faz sentido realizar uma cirurgia de sucesso sem ter o cuidado pós-operatório oncológico adequado.
É muito importante que, após a cirurgia oncológica veterinária, o paciente fique internado pelo menos 24 horas. Assim, os médicos veterinários poderão realizar os exames necessários. Entre os diversos itens avaliados, estão:
- A ocorrência de dor;
- A metabolização dos medicamentos;
- A ocorrência de seromas;
- O surgimento de arritmias.
No pós-operatório oncológico, muitas vezes, a medicação precisa ser trocada rapidamente. Porém, somente o médico veterinário pode fazer isso. Dependendo do caso, o pet precisa usar sonda para urinar. Inclusive, até mesmo a aplicação de gelo precisa ser feita com cuidado.
Onco Support
Com o objetivo de proporcionar um cuidado ainda mais especializado aos pacientes oncológicos, o Grupo Hospitalar Pet Support criou um serviço pioneiro: o Onco Support!
O Onco Support é um centro de alta tecnologia e irá prestar um serviço completo aos pacientes oncológicos. Com segurança, experiência e qualificação, o Onco Support realizará atendimentos clínicos e tratamentos avançados – sempre inspirados no amor que move a excelência.
Entrevista com Médica Cirurgiã Oncologista
Recentemente, em nosso Podcast “Grupo Hospitalar Pet Support”, convidamos duas Médicas Veterinárias para falarem sobre o tema: dra. Letícia Fratini, especializada em Oncologia Cirúrgica (CRMV-RS 11396) e dra. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia (CRMV-RS 11247).
No podcast, elas trazem informações muito importantes sobre o pós-operatório oncológico!.
Além dos pontos já citados acima, as médicas veterinárias do Grupo Hospitalar Pet Support também conversaram sobre:
- Alta médica;
- Retorno para casa;
- Cuidados em casa;
- Administração de medicamentos;
- Cirurgia perianais;
- Contaminação no pós-cirúrgico.
Você pode ouvir a entrevista completa em nossa conta no Spotify ou através do player abaixo:
Cuide da saúde do seu companheiro. Consulte o médico veterinário com regularidade e previna-se contra o câncer em animais. Essa é a melhor forma de garantir uma vida feliz e saudável para o seu pet. Os profissionais do Grupo Hospitalar Pet Support podem ajudar. Entre em contato conosco.
Sobre as autoras
• Dra. Leticia Fratini: médica veterinária especializada em Oncologia Cirúrgica (CRMV 11396).
• MSc. M. V. Vanessa Jegan, especializada em Dermatologia e Alergologia de Animais de Companhia (CRMV-RS 11247).