À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a dimensão afetiva da Terapia Assistida por Animais e sua conexão vital com os cuidados oferecidos em nosso Hospital Veterinário, onde compreendemos que cada animal é uma parte essencial de nossa busca contínua por amor e excelência na Medicina Veterinária.
O que é a Terapia Assistida por Animais – TAA
A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma intervenção direcionada ao paciente junto ao profissional da saúde. Ela busca melhorar os aspectos sociais, físicos, emocionais e cognitivos dos assistidos utilizando os animais como facilitadores. Também chamada de Pet Terapia, é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).
A Terapia Assistida por Animais envolve a interação entre pessoas e animais aptos, treinados e saudáveis. Essa forma de terapia não apenas proporciona benefícios tangíveis, mas também contribui para a conexão emocional entre o animal e a pessoa atendida.
A interação positiva entre seres humanos e animais é capaz de aumentar a concentração dos hormônios de prazer e bem-estar em ambas as espécies. Além disso, se revela como uma ferramenta valiosa para o apoio do tratamento de diversas condições médicas que afetam as pessoas, em diferentes fases da vida.
Na maioria das vezes, os “animais terapeutas” são cães de temperamento dócil e tranquilo, de porte pequeno ou grande. No entanto, outras espécies, como gatos e até mesmo equinos, também desempenham essa função. Dessa forma, os médicos-veterinários devem monitorar constantemente a saúde desses animais para a segurança na relação com as pessoas. Além disso, também precisam avaliar o bem-estar dos animais durante a Pet Terapia.
Benefícios da Pet Terapia
“Vivenciei a experiência de participar de uma equipe multiprofissional de Terapia Assistida por Animais em uma instituição de longa permanência de idosos. Promovida por estudantes e profissionais dos cursos de medicina veterinária, farmácia, enfermagem, psicologia, fisioterapia, biomedicina e nutrição, a Pet Terapia contava com um equino e quatro cães (pequeno e grande porte) como co-terapeutas. Durante as visitas, a equipe realizava atividades que envolviam desenvolvimento motor, cognitivo, comunicação e interação social. Os médicos veterinários monitoravam os animais quanto ao bem-estar, enquanto que os profissionais da saúde ficavam atentos ao que o paciente estava sentindo, compreendendo o grau de interesse e de disponibilidade”, conta Wanessa Beheregaray, Médica Veterinária Coordenadora Técnica do Hospital Pet Support.
“A comunicação entre o grupo, idosos e equipe de trabalho da instituição foi facilitada por meio dos animais. Isso se revelou quando uma das idosas, muito resistente à interação social, sorria e dialogava nos momentos de atividade. Todos os idosos participantes demonstravam sinais de alegria e satisfação e maior receptividade às atividades propostas pela equipe multiprofissional”, complementa Wanessa.
Aqui no Hospital Pet Support, reconhecemos a importância de oferecer atenção individualizada e cuidados especializados que considerem as necessidades únicas destes animais. Não apenas asseguramos sua saúde e bem-estar, mas também garantimos que estejam em condições ótimas para desempenhar suas funções na Terapia Assistida por Animais, ampliando o impacto positivo e contribuindo para a qualidade de vida de muitos.
Saiba mais sobre nossos serviços aqui.