2 Verdades e 1 mentira sobre ultrassom em cães

Ultrassom em cães: você sabe como funciona esse procedimento ou quando ele é indicado?

A ultrassonografia é uma das formas de acompanhamento da saúde dos cães e é um método indispensável para o diagnóstico de determinadas doenças. Para iniciar o assunto aqui no blog da Pet Support, nós separamos duas verdades e uma mentira que você precisa saber sobre esse exame.

Verdade #1 O aparelho é o mesmo utilizado em procedimentos em humanos

Sim, os aparelhos são bastante semelhantes aos utilizados em exames com humanos. É um método que permite que o interior do corpo do animal seja visualizado sem necessidade de cortes. Com o auxílio de um gel, são emitidas ondas sonoras que criam um “eco” no interior do corpo do cão. As ondas são refletidas e convertidas pelo computador do aparelho. Então, em tempo real, são produzidas as imagens que permitem a visualização do que está acontecendo no corpo do pet. O aparelho não demanda cuidados de segurança específicos, como no caso do raio-x, por exemplo. 

Verdade #2 O exame exige preparação do cachorro

O ultrassom em cães demanda cuidados prévios pois são eles que irão facilitar o diagnóstico por imagem. O seu pet deve ficar em jejum de alimento por 8 horas (o consumo de água é liberado). Além disso, ele deve ficar sem urinar por pelo menos 1 hora antes do exame. 

Durante o exame, também pode ser realizada a remoção dos pelos na região que será analisada.

Mentira #1 Ultrassom em cães é um procedimento doloroso para o animal

O ultrassom é um procedimento indolor e o animal sentir desconforto é um indicativo de que o exame está sendo realizado incorretamente. Não é feita pressão na pele do animal e o ultrassom não é uma técnica invasiva. Porém, ele pode ficar impaciente com o procedimento. Nesses casos, a equipe conduzirá o exame da melhor forma possível para manter o bem-estar do paciente.

Conte com apoio de profissionais

O ultrassom em cães é um exame realizado a partir de indicação do médico veterinário. Conte com o apoio profissional para entender melhor o procedimento.

Se tiver mais dúvidas, entre em contato com a equipe Pet Support. Estamos aqui para te ajudar!

Revisão: Amanda Junqueira — CRMV-RS 14048

Checklist Veterinário

Checklist Veterinário

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

Vacinação para cães e gatos: por que vacinar em um grande Hospital?

A vacinação de animais de estimação é uma prática essencial para garantir sua saúde e prevenir uma série de doenças. Além de serem prejudiciais (e até fatais), algumas podem também afetar a saúde dos tutores. Por tudo isso, a vacinação para cães e gatos faz parte das...

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

Terapia Assistida por Animais: bem-estar na saúde humana 

À medida que os animais de companhia vêm ocupando um lugar cada vez maior como membros queridos das famílias brasileiras, os pets de trabalho, assistência e terapia também vêm conquistando espaço com o desempenho de papeis extraordinários. Este artigo explora a...

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Sinais e Tratamentos da Neoplasia de Próstata em Pets 

Novembro é um mês marcado pela conscientização sobre a saúde masculina, e isso inclui nossos queridos pets. Assim como no movimento Novembro Azul, que alerta sobre a importância da prevenção do câncer de próstata em humanos, também devemos nos atentar à saúde dos...