A pandemia de COVID-19 mostrou a importância das vacinas para a prevenção de doenças graves. E, com a vacinação para gatos, a lógica é a mesma. Infelizmente, a incidência de infecções virais sobre os felinos é bastante alta. Tanto para doenças respiratórias quanto para a Leucemia Felina (FELV), por exemplo.
Logo após o nascimento, os filhotes recebem anticorpos através da ingestão do colostro (que é o “primeiro leite”) o que garante a primeira imunização dos neonatos. Com o passar dos meses, essa imunidade vai caindo e o protocolo vacinal deve ser iniciado.
Além disso, sabemos quanto os gatos adoram brincar, morder, arranhar e caçar. Esse comportamento faz parte dos instintos e da personalidade deles, mas também pode representar um risco. O contato com diferentes animais, especialmente se tiverem acesso à rua, aumenta as chances de se contaminarem com vírus e bactérias. E a de transmitir doenças para os humanos também.
Sendo assim, é muito importante iniciar o protocolo de vacinação para gatos o quanto antes. E de forma individualizada! As vacinas devem ser aplicadas assim que o sistema imunológico do pet estiver preparado, para reduzir ao máximo as chances de infecção.
Avaliação individualizada
As vacinas são medicamentos importantes e devem ser aplicadas apenas por um médico veterinário. Somente este profissional pode garantir que o produto biológico está sendo condicionado e manipulado da maneira correta. Outra questão importante é a avaliação individualizada do paciente.
Em primeiro lugar, a vacinação para gatos serve para prevenir doenças. Dessa forma, nenhum pet deve ser vacinado caso já esteja doente. Isso pode agravar o quadro de saúde do animal e prejudicar a sua imunização.
No entanto, como vimos no texto “Atendimento veterinário para gatos: o que você deve saber”, os gatos não costumam demonstrar quando estão doentes. Além disso, algumas doenças são naturalmente mais silenciosas, exigindo atenção profissional para serem diagnosticadas.
Por isso, consultar o médico veterinário antes de iniciar o protocolo de vacinação é indispensável para a segurança e conforto de toda a família.
Clique aqui e veja as principais vacinas para gatos.
Protocolo personalizado de vacinação para gatos
Os protocolos de vacinação para gatos são desenvolvidos com pesquisas e critérios científicos rigorosos. Eles respeitam as diretrizes internacionais e seguem os padrões estabelecidos por diferentes laboratórios.
No entanto, todo paciente é único. Cada gato possui uma rotina diferente e características de saúde particulares. E isso pode ser determinante para a infecção ou não por uma doença.
Assim, cabe ao médico veterinário, além de avaliar o estado de saúde do paciente, conhecer toda a sua rotina e histórico médico. Dessa forma, o profissional poderá identificar se o pet faz ou não parte de algum grupo de risco.
São avaliados itens como:
- Local de moradia: abrigo coletivo, casa, apartamento, cidade, interior e possíveis doenças presentes na região, como a Raiva.
- Acesso à rua: constante ou esporádico?
- Contato com outros gatos: domésticos ou gatos de rua?
- Contato com outras espécies: possíveis brigas, caça e ingestão de animais menores.
- Doenças crônicas: alergias, doença renal, diabetes etc.
Dessa forma, com estas e outras informações, o médico veterinário poderá decidir se o paciente deverá seguir o protocolo de vacinação para gatos convencional ou não. Caso o profissional julgue necessário, poderá recomendar doses extras de reforços e a inclusão de vacinas específicas, como a da FELV.
Clique aqui e baixe o Check List veterinário completo para cães e gatos.
Entrevista sobre Imunização para gatos
Recentemente, em nosso Instagram @hospitalpetsupport, realizamos uma entrevista completa sobre a vacinação para gatos.
As convidadas foram a médica veterinária Carolina Casarin (CRMV-RS 07634), especializada no tratamento dos gatos e responsável pelo serviço Cat Support, no grupo Hospitalar Pet Support e Priscila Raquel Koller Goerl (CRMV-RS 13473), médica veterinária da Zoetis no Brasil.
Clique aqui para assistir a entrevista completa!
Lembre-se: a saúde do seu pet depende de você. A vacinação para gatos é um ato médico e deve ser realizada por um médico veterinário de sua confiança. Nós, do Grupo Hospitalar Pet Support, podemos ajudar. Entre em contato conosco!